English (United States) Español (España) Português (Portugal)




quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

10 Janeiro 2013 | 18h00

Pousada D. Maria I em Queluz, Lisboa, Portugal
Teatrinho

Um catedrático no norte de Moçambique

À conversa com
Tito Fernandes
Médico Veterinário,
Professor Catedrático da Universidade Lúrio em Nampula, Pemba e Lichinga.
Foi Professor Catedrático e Director da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa.

O que fez um especialista em segurança alimentar regressar a Moçambique?
Como é Viver em África?




Entrada Livre sujeita a inscrição

TITO FERNANDES

Presentemente na Universidade Lúrio como Professor Catedrático e Director Científico.
Membro de Conselho Cientifico de Saúde do MCT e Membro da Comissão Executiva para a Ciência em África (RCA) do ICSU (International Council for Science, com sede em Paris).
Regressou a Moçambique em 2005 como Professor Catedrático Convidado na UEM e desempenhou funções docentes na Faculdade de Veterinária/UEM durante 2 anos, sem remuneração.
Moçambicano nascido em Maputo, Médico Veterinário (Lisboa) mas com os primeiros 4 anos nos EGUM/ULM, saiu de Moçambique em 1969 e fez MSc (1972), PhD (1975) (Newcastle upon Tyne, UK), DSC em Biotecnologia (1983).
É Doutor Honoris Causa (Cluj-Napoca, Timisoara, Stara Zagora, Bucaresti, Ljubljana).
Diplomado Especialista pelo Colégio Europeu de Especialistas e pela Academia Norte-Americana (ECVCN/AAVN) em Nutrição e Segurança Alimentar.
Foi Professor Catedrático desde 1985 na U.Técnica Lisboa, até á aposentação. Foi 12 anos Director da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa.
Foi Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários de Portugal.
Membro da Academia de Ciências de Moçambique, Membro da Real Academia de Doutores de Espanha, Membro da Academia das Ciências de Lisboa. Nesta última é o 1º Médico Veterinário em 240 anos de existência, o 1º e único Membro dos PALOP na Classe de Ciências.
Honras e Medalhas de Mérito (Portugal, Sudão, Iraque, Macedónia, EUA, UK, Brasil, México, Chile, Turquia, Associação Euro-Árabe de Veterinária etc). Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Ciências Veterinárias. Durante 6 anos (3 mandatos) foi Presidente da EAEVE- Associação Europeia de Estabelecimentos de Educação Veterinária (97 Universidades de 35 Países) e ainda é seu Presidente Honorário. Neste cargo avaliou mais de 100 Universidades em todo mundo.
 Membro do CNAVES-Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior em Portugal, e actualmente Conselheiro no CNAQ, Conselho Nacional de Avaliação da Qualidade em Moçambique.
Colaborou como Conselheiro e Avaliador com diversas Direcções Gerais da Comissão Europeia (Investigação e Tecnologia, Agricultura, Educação, Saúde e Consumidor).
Foi 22 anos Conselheiro Oficial da Comissão Europeia (área de Segurança Alimentar) em Bruxelas e 3 anos no Comité Científico da EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) em Parma.
Participou, nomeado oficialmente, no delineamento da Politica de I&D (“5º, 6º e 7º Programas Quadro da União Europeia”). Membro do Projecto “Tunning for Educational Structures” fonte básica do Processo de Bolonha. Membro fundador do TEEP/ ENQA- “European Network on Quality Assurance”, hoje Agência Europeia para a Garantia da Qualidade no Ensino Superior. Tem mais de 200 publicações (mais de metade em revistas internacionais com referee) e 19 livros. Editor ou membro do corpo Editorial de diversas Revistas Científicas de prestígio (eg JAHR- “Journal of AIDS and HIV Research”; “Clinical Mycology Journal”, “Livestock Science”).

 E-mail. coop@apegsaude.org Tel. +351 936712131

Privacidade  |  Condições de Utilização
Copyright 2012 by APEGSAUDE